Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FOTOS DO HELIPORTO- ah.....e das instalações da PJ

O Governo apresentou esta quarta-feira o projecto das novas instalações da Polícia Judiciária. A nova «casa mãe» da investigação criminal vai custar 90 milhões de euros, vai ter um heliporto, mais de 100 mil metros quadrados, o equivalente a dez campos de futebol, e uma parte vai ser construída no subsolo. Na apresentação, o ministro da Justiça considerou que a PJ «merece» as novas instalações.
A apresentação decorreu nas instalações da antiga Faculdade de Medicina Veterinária, local contíguo às instalações da Judiciária e adquirido para permitir a construção de novos edifícios. O projecto implica a junção de todas as unidades de investigação da Policia Judiciária, desde o combate ao tráfico de droga à luta contra o terrorismo e crimes violentos.
No discurso de apresentação, o ministro da Justiça, Alberto Costa, salientou que a necessidade de novas instalações era sentida há «décadas» e que a PJ todos os dias dá uma «notícia» de combate ao crime e por isso «merece» as novas instalações.
A apresentação do projecto ficou a cargo do secretário de Estado da Justiça, José Conde Rodrigues, que adiantou que a PJ vai dissolver os contratos de arrendamento dos edifícios onde actualmente tem instalações e alienar os que são propriedade do Estado.
Conde Rodrigues salientou que a chegada a bom porto das negociações foi «difícil», usando mesmo a citação «o que nós andámos para aqui chegar», realçando que esta era a melhor solução, uma vez que permite conservar a memória histórica do edifício, construído inicialmente por reclusos.
«A PJ dentro de dez campos de futebol»
A Polícia Judiciária vai assim crescer literalmente para o lado, construindo um novo edifício com 80 mil m2, ampliando o existente em três ml m2 e renovando os actuais 19 mil m2. No total, são 102 mil m2 de investigação criminal e de concentração de meios policiais no centro de Lisboa. O equivalente a dez campos de futebol.
Questionado sobre a segurança do edifício, o responsável máximo da Direcção Nacional da PJ, Almeida Rodrigues, explicou que «a PJ é uma polícia discreta e não secreta». O director nacional considerou que esta era «localização excelente, quase como um ovo de Colombo» e explicou ainda que grande parte das novas instalações vai ser construídas abaixo do solo, precisamente por razões de segurança.
O secretário de Estado adiantou ainda que as novas instalações vão dispor de uma novo parque de estacionamento, com capacidade para todos as viaturas da PJ, um novo laboratório científico e um heliporto com capacidade para receber o maior helicóptero das Forças Armadas, útil em operações conjuntas, nomeadamente com a Marinha.
O novo edifício vai ter um custo de 90 milhões de euros mais IVA, valor esse aprovado em Conselho de Ministros. Um valor que é o dobro do inicialmente pensado, mas que se justifica devido ao aumento da área envolvida e do próprio projecto.
O concurso para as obras foi lançado esta semana. Os trabalhos deverão durar 36 meses, ou seja, em 2012 os polícias deverão ter uma nova casa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal