Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ena, ena um Heliporto.....deve ser para aterrarem as mentiras do ministro....

Novas instalações da PJ vão ter heliporto- por LusaOntem
As novas instalações da PJ, em Lisboa, deverão estar concluídas em 2012, após um investimento estimado em 90 milhões de euros mais IVA, e incluem um heliporto, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues.
O projecto, apresentado na presença do ministro da Justiça, Alberto Costa, do director nacional da Polícia Judiciária (PJ), José Almeida Rodrigues, e do procurador-geral da República, Pinto Monteiro, passa pela remodelação de instalações existentes, ampliação e nova construção, numa área total de 102.000 metros quadrados, com lançamento de concurso esta semana.
O secretário de Estado recordou que o projecto se insere num programa mais amplo de remodelação das instalações da polícia, levado a cabo "apenas com financiamento nacional", recorrendo a verbas do Orçamento de Estado.
"Em 2005 recebemos uma situação complicada", afirmou Conde Rodrigues, frisando a opção do Governo socialista de manter em Lisboa as instalações da PJ, ideia também sublinhada pelo ministro, que referiu ser esta a prática "na generalidade das grandes capitais do mundo".
Conde Rodrigues explicou que o objectivo do projecto agora divulgado é concentrar num local os vários serviços da PJ que estão actualmente dispersos pela cidade, possibilitando uma maior eficiência.
A nova sede da PJ vai funcionar em património existente a recuperar e terá um novo espaço para laboratório de polícia científica, que funcionará num módulo autónomo e com sistema próprio para tratamento de efluentes.
No recinto haverá também um heliporto, que permitirá a aterragem de helicópteros pesados da Marinha e uma melhor coordenação com as entidades envolvidas no combate ao crime.
No mesmo local vai também concentrar-se a frota de automóveis da PJ, actualmente em várias garagens.
A concentração no mesmo local de todas as áreas de especialização da PJ exige o apetrechamento do equipamento, com condições para treino de tiro, entre outras.
De acordo com os dados apresentados, a área de remodelação é de 19.000 metros quadrados, a de ampliação de 3.000 metros quadrados e a de construção de 80.000 metros quadrados.
O director nacional da PJ saudou a decisão sobre esta obra, referindo que a opção por outro local constituiria "uma enorme perda para a memória histórica".
O ministro enalteceu também o trabalho desta polícia declarando: "Praticamente todos os dias nos dá uma notícia que nos faz aplaudir o seu esforço e o seu resultado".
O ministro afirmou que há hoje mais efectivos no pessoal de investigação do que alguma vez houve na história da PJ, mas admitiu a necessidade de se prosseguir esse reforço.

1 comentário:

Investigador criminal disse...

Não posso deixar de dizer 2 coisas:
- em 2005 a situação complicou-se quando o PS foi para o governo, o orçamento de 2006 para a PJ implicou reduções de 66% (sim, sim 66%) em algumas rubricas como combustível e reparações de automóveis....
- dizer que a PJ tem neste momento o maior numero de efectivos da sua historia é uma mentira pegada, o que é verdade é que não há memória de ter existido um lapso temporal ( cerca de 4 anos desde 2005 a 2009) sem cursos de formação de Inspectores ( antigos agentes)

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal