Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tentativa (gorada?) de abanar as águas

Vencer a apatia A ASFIC/PJ iniciou negociações com o MJ, para rever a Carreira Especial de Investigação Criminal da PJ e do restante pessoal, conformando--as com a lei vigente. A PJ não se afirma só pela construção da nova sede. 27 Maio 2012Nº de votos (1) Comentários (0) Por:Carlos Garcia, Presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal É nesta negociação que podemos avançar a passos largos para a concretização de um verdadeiro Corpo Superior de Polícia, resolvendo de vez «anormalidades» que entravam o bom funcionamento da PJ, reconhecendo direitos básicos e cumprindo o determinado pelo Conselho da Europa. Esta etapa ficaria completa com modificações substanciais na LOIC e LOPJ e com um reforço acentuado de recursos humanos (mesmo com o reforço de 80 Inspectores em 2013 vamos chegar a 2014 com um efectivo idêntico ao de 1997!). Se isto não é outro sinal de definhamento então o que é? Perante tantas obrigações incontornáveis vamos ver quem efectivamente tem uma visão estratégica e um projecto para o futuro. O Director Nacional da PJ continua apático perante enxovalhos constantes. E será que o conceito da Srª Ministra da Justiça sobre a PJ tem correspondência no núcleo duro do Governo? Desconfiamos que não…

12 comentários:

Anónimo disse...

Sempre a mesma conversa de corpo superior de polícia, acordem para a realidade, a pj actualmente é uma instituição descredibilizada aos olhos da população, que parou no tempo. A exigência de licenciatura para o seu ingresso não faz dela um corpo superior, não se esqueçam que esta "adjectivação de superior" é um modelo falido em vários países assim aconteceu por exemplo em Espanha há mais de 30 anos.

Anónimo disse...

Bem, é importante referir que não qualquer informação sobre o ínicio do 40º Curso de Inspectores Estagiários...cujo procedimento se iniciou à mais de 2 anos!

Depois de declarações públicas da Exa. Ministra da Justiça a dizer que começava em Maio....

Ora em 2013 não haverá novos inspectores, só para fim de 2014 é que os 80 se tornaram inspectores, a começar em breve o tão famigerado 40º Curso.

Anónimo disse...

Aos olhos da população em geral a Polícia Judiciária é sem dúvida um corpo policial especial...
Eu digo isto porque é o que penso e sou um cidadão civil como qualquer outro.
O que me deixou perplexo e que não estava de todo a contar são os comentários que os Senhores aqui fazem da Instituição que representam.
Têm-se em pouca conta. Enfim .. Assim vão acabar no descrédito sem dúvida. Mas por vossa causa.
Obrigado.

Investigador criminal disse...

Caro anónimo "civil"

obrigado pelo seu comentário.

Este blog efectivamente denota algum pessimismo porque a PJ está numa fase (esperamos nós) de mudança. A Policia é feita de grandes profissionais que com abnegação dão o seu melhor em prol da realizaçã da justiça e do bem estar dos cidadão, o que -infelizmente - não acontece co alguma classe dirigente que existe na PJ.
Mas se criticamos é porque sabemos que a PJ podoeria fazer mais e muito, muito melhor e que podoerá contar com a nossa contribuição para isso.

Anónimo disse...

Pois, pois. Continuem a queixar-se e um dia destes, quando derem conta, já cá cantam, todos vestidinhos de azul e a terem de fazer gratificados para conseguirem levar para casa metade do que agora ganham a investigar notas falsas, e isso quando vos pagarem os gratificados, o que só costuma acontecer no dia de São Nunca à tarde.

Nostradamus

Anónimo disse...

Boa tarde. Aquilo que importa comentar e ainda não o vi fazer é o porquê de apesar da Ministra da Justiça ter anunciado o 40°curso de formação de inspetores estagiários para Maio, os candidatos aprovados não sabem de nada nem sequer uma provável data para receber uma hipotética notificação... Isto não é estranho?

Investigador criminal disse...

Caro anónimo, de azul e de cor de rosa, não se esqueça das meninas.

Anónimo disse...

Entao, onde está a massa critica da nossa tropa?
Ass: alberca bar

art'188' disse...

O DN não anda apático, ele está entretido a fazer duas coisas.Uma e colocar alguns amigos de Coimbra no bem bom, outra e destruir alguns dos Departamentos que mais dignificaram a PJ. Caso da droga UNCTE, departamento em que ele desinvestiu totalmente.Retira de la inspectores sem lhes perguntar nada para colocar noutros departamentos, por exemplo UNCC, as viaturas estão velhíssimas e não há dinheiro para repara/las, ate tinteiros de impressora j]a faltam. Mais vale fechar a Duque de Loulé Sr DN, mas apático você não está

Anónimo disse...

Caros leitores (Anónimo “Civil”), caríssimos colegas e afins (Nostradamus e outros),


Sou um frequentador habitual das outras forças policiais, designadamente da GNR e da PSP. Isto, porque, muito gentilmente, lhes tenho de solicitar instalações, para poder prosseguir com as tarefas inerentes ao meu trabalho. E digo-vos que ali vejo trabalho a ser produzido! E colegas a colaborar! E chefias a chefiar! É certo que também se vêem alguns pavões, mas eles pululam pelas mais diversas praças Nacionais (nós também os temos).
E com isto apenas quero frisar que, pese embora tenha concorrido para esta instituição, a única que me faria vir a ingressar na carreira Policial, a verdade é que anseio que a integração ocorra. De facto, apesar de ter sido, até há bem pouco tempo, um acérrimo defensor da não integração, agora “mudastee”. Tal mudança deve-se ao facto desta Polícia já não ter qualquer relevância (apesar de ainda ter crédito, na boca do “povo”), ao nível Político, ao nível da Magistratura ou ao nível da própria massa dirigente (acho que deveria ter utilizado outra expressão culinária: “polvo”).
Temos vindo a ser maltratados por todas as instituições e, mais grave, por nós próprios.
Ora porque não se antevê qualquer mudança neste “estado de coisas” e uma vez que os outros OPCs, pese embora lhes falte papel higiénico em alguns dos seus WCs, vão tendo os meios, humanos e materiais, para poderem fazer face a uma, cada vez maior, competência de investigação que lhes vem sendo atribuída, não me resta senão sonhar com uma farda azul, ou outra verde (e para as senhoras, vão ter de se contentar com uma destas cores), esperando que me ‘assente’ bem.

Cumprimentos,
Nuvem

Anónimo disse...

Caro Nuvem, estou completamente de acordo consigo. Não há dúvidas que a nós nos falta tudo e á GNR e à PSP não falta nada. Faltam os tinteiros, os carros e os computadores, etc. Como é que nos podem pedir para trabalhar? A única coisa que nos vai valendo é ganhar um bocado mais que os colegas da GNR e da PSP, mas isso também se resolvia porque os inspectores passavam a ser chefes nessa nova policia. Era finalmente a oportunidade de se corrigirem algumas graves injustiças como a de muitos colegas, e não falo por mim mas de certeza que o colega Nuvem é um dos quem sente isso na pele, passarem uma vida inteira como inspectores sem que ninguém lhes dê o valor que eles têem.

Anónimo disse...

Caros descontentes, decerto serão daqueles colegas chamados de velhos do restelo. Em vez de verem as coisas positivas....enaltecem apenas o que de negativo se passa....e não é pouco.
Têm sempre a hipótese de uma licença sem vencimento e de irem procurar emprego...estamos numa época propicia a tal.
Metade da instituição encontra-se aborguesada, no entanto não é caso para convencerem os outros. Não querem trabalhar porque não têm condições....abandonem, pois com metade do efectivo faz-se o mesmo trabalho....ou então façam só piquetes ou vão paro o SIIC.
Cumprimentos a todos.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal