Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Gabinete de Psicologia da PJ aumenta consultas Judiciária

Gabinete de Psicologia da PJ aumenta consultas
Judiciária
00h30m

Todos os meses chegam novos pedidos de ajuda ao gabinete de Psicologia da associação sindical de investigadores da Polícia Judiciária, que no ano passado realizou 262 consultas.

O principal drama passa pela conciliação da vida familiar com o desgaste diário da profissão.

Criado em Julho de 2005, o Serviço de Psicologia e Acompanhamento (SPA) da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC) acompanha os associados, cujas principais dificuldades se centram "na esfera afectivo-emocional". De acordo com César Afonso, psicólogo responsável pelo gabinete, as consultas têm vindo a aumentar de ano para ano, havendo cada vez mais investigadores a procurar o serviço.

Os 13 novos casos em 2009 significaram um aumento de 30% em relação ao número de consultas em 2008. Este ano, está projectado o alargamento dos serviços ao Porto, Coimbra e Faro. A actividade policial é de grande desgaste e stress psicológico, sublinha César Afonso: "Não há um horário certo, não é possível fazer a planificação da vida, há solicitação constante por parte do trabalho e a gestão de todas as questões revelam dificuldades e podem provocar crises".

Stress, ansiedade e depressão são as queixas mais frequentes, insiste o psicólogo: "As actividades são de desgaste muito rápido e provocam muitas dificuldades na conciliação entre a vida profissional e familiar. Isso provoca ansiedade e stress profissionais".

Por outro lado, defende o também investigador da PJ, "as pessoas estão a dar, cada vez mais, importância ao seu bem-estar" e isso faz com que procurem "uma ajuda especializada". O SPA realiza também avaliações psicológicas, participa nas avaliações de competências pedagógicas, promove acções destinadas a prevenir a depressão, ansiedade, dependências e absentismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal