Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Que razões de marcha?


Investigadores da PJ vão manifestar-se em frente à AR

Estão contra medidas de austeridade previstas na proposta do OE2013

Por: tvi24    |   2012-11-20 18:11
Funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária participam na quarta-feira numa manifestação, em frente ao parlamento, contra as medidas de austeridade contidas na proposta de Orçamento do Estado para 2013.

Em declarações à Agência Lusa, Carlos Garcia, presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ), referiu que está prevista a presença de muitos funcionários desta polícia, de todas as carreiras profissionais, vindos de diversos pontos do país, para participar, pelas 15:30, numa reunião geral de trabalhadores, na sede da PJ, em Lisboa.

De seguida, haverá uma marcha silenciosa em direção da Assembleia da República, onde se concentrarão durante o tempo necessário à leitura de um manifesto e de outras comunicações sindicais.

O manifesto será, posteriormente, entregue à Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que já confirmou que receberá uma delegação da ASFIC/PJ.

Carlos Garcia mostrou-se preocupado com o impacto das medidas contidas no Orçamento do Estado para 2013 na vida pessoal e profissional dos funcionários da PJ, designadamente com a alteração das regras de aposentação e de disponibilidade, congelamento na progressão das carreiras e restrições na gratuitidade dos transportes públicos.

Durante a manifestação, a ASFIC/PJ vai alertar para o facto de algumas medidas contempladas no OE 2013 violarem as normas da Constituição.

Carlos Garcia adiantou que a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, está sensibilizada para os problemas levantados pela ASFIC, nomeadamente em matéria de transportes, observando contudo que a matéria orçamental é da responsabilidade do parlamento, razão pela qual a manifestação foi convocada para São Bento.

A PJ tem cerca de 1.200 funcionários de investigação criminal, um número deficitário segundo à associação sindical e que se tem agravado ultimamente com as aposentações.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal