Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

domingo, 10 de janeiro de 2010

O CIRCO

Noticia do "PUBLICO"- gostava de alguém conseguisse enquadrar os factos num crime da competência da PJ nos termos da LOIC; que me dissesse a competência processual dos Vereadores......
Bancada de circo em Lisboa cede e deixa 28 feridos ligeiros
Por Ricardo Garcia

Proprietário diz que alguém retirou as peças que seguravam a estrutura. Câmara pede inquérito à PJ

A temporada deveria terminar hoje. Mas acabou um dia antes, com um acidente que deixou 28 feridos ligeiros e que a câmara municipal quer ver esclarecido pela Polícia Judiciária. Uma secção da bancada do circo Chen, instalado junto à Gare do Oriente, em Lisboa, cedeu com uma a duas centenas de pessoas em cima, quando o público ainda estava a entrar para o segundo espectáculo do dia.

"Quando olhei, vi pessoas a cair, aos gritos. Foi um bocado horrível", disse Fernando Costa, que já se encontrava sentado, com a sua mulher e o filho de três anos, na secção oposta à que caiu.

Isabel Coutinho, por sua vez, vinha a entrar, caminhando por trás da bancada: "Ouviu-se um barulho e eu pensei: "Isto vai cair tudo."" E, quando olhou para a bancada, viu o que de facto parecia ser tudo a cair.

Segundo o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Joaquim Leitão, o acidente deu-se apenas numa secção da bancada. Miguel Chen, proprietário do circo, disse que alguém terá retirado uma peça que segurava aquela parte da bancada, que deslizou para frente, assentando no chão. "Não ruiu", afimou. Mas, apesar da sugestão de sabotagem, o dono do circo não quis apontar o dedo a ninguém.

Algumas testemunhas referiram que, a seguir ao acidente, foi "o pânico geral", com alguns a tentarem sair de joelhos, por baixo da lona. Outros falaram de alguma confusão, mas que, apesar disso, a situação não foi descontrolada.

O alerta foi dado logo e em três minutos as primeiras equipas de socorro estavam no local. O INEM atendeu aos feridos no próprio circo até cerca das 19h30. Eram 22 adultos (nove homens e 13 mulheres) e seis crianças. Oito pessoas foram encaminhadas para hospitais de Lisboa, uma delas uma mulher grávida. Segundo Teresa Pinto, médica do INEM que coordenou as operações, os ferimentos eram ligeiros, essencialmente traumatismos, com pelo menos uma suspeita de fractura. Nenhuma pessoa foi avaliada em situação grave.

O circo Chen tinha sido alvo de uma "inspecção multidisciplinar" antes do início da sua temporada, a 27 de Novembro. "Trata-se de um espectáculo licenciado, com plano de segurança e responsável de segurança", disse o vereador da protecção civil na Câmara de Lisboa, Manuel Brito.

A autarquia pediu a intervenção da Polícia Judiciária, "dada a natureza do acidente e o número de feridos", segundo Manuel Brito.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal