Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

Peri(to)pécias

Mensagem recebida via mail:

O Jornal de Angola de 1 de Março de 2012, noticia em primeira mão qual será a futura função de José Almeida Rodrigues.
Nada mais nada menos que PERITO em segurança na Aviação Civil (ver em baixo).
Por essa razão, e contrariamente ao previsto no programa, o Director Nacional da PJ não esteve presente na abertura das 2ªs Jornadas de Polícia Científica que teve lugar na Directoria do Norte.

A TAAG prepara-se para enfrentar novos desafios nos domínios da excelência operacional, comercial e de serviços, financeira e organizacional, desenvolvendo,
para isso, rigor no cumprimento das normas de segurança. É este o caminho para resgatar a credibilidade técnica da companhia e garantir o seu reconhecimento pelas autoridades e passageiros.
O presidente do Conselho de Administração da TAAG, Pimentel Araújo, disse ontem, em Luanda, que desde Março de 2010 a companhia foi autorizada a voar para qualquer destino da União Europeia, mas não o faz porque ainda não se verifica um tráfego
que obrigue a tal desafio.

Em três anos, a TAAG conseguiu ultrapassar, de forma responsável, o período mais sombrio da sua história, quando começou a aplicar cabalmente a regulamentação angolana referente à segurança aérea, com a posterior nova certificação pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, a 28 de Maio de 2009. Submetida a uma
auditoria internacional rigorosa, a TAAG teve de demonstrar fiabilidade para que, em Maio de 2009, fosse reconhecido o seu esforço no cumprimento de 96,4 por cento das normas de segurança exigidas.
Com os avanços, em Novembro de 2009 a TAAG reactivou a sua condição de membro IATA. Agora tem autorização para voar para a União Europeia com toda a sua frota de nova geração. Com o lançamento do programa “Tolerância Zero” nos atrasos do check-in, na assiduidade, no registo rigoroso das ocorrências e na revisão dos tempos de rotação nas escalas domésticas, a TAAG conseguiu uma transformação radical nos níveis
de pontualidade da companhia, com uma tendência de melhoria que foi notória no último ano, com o mês de Outubro a ser o melhor da sua história.
A TAAG promoveu ontem, em Luanda, um seminário sobre “Aviação Civil em Angola - um voo seguro”, cujo objectivo foi avaliar os principais quadros de ameaças e riscos à segurança da aviação civil, em matéria de terrorismo, passageiros com comportamentos desordeiros e fraude documental.
Temas como “O sistema de investigação criminal versus a segurança da aviação civil”, “As ameaças e riscos a segurança da aviação civil” e “Terrorismo – sequestro de aeronaves”, foram alguns assuntos que suscitaram interesse por parte dos participantes. Estiveram presentes peritos da Polícia Judiciária e do Serviço de
Estrangeiros e Fronteiras de Portugal.
As companhias áreas têm de estar sempre preparadas para situações difíceis. Para prevenir eventuais problemas, é preciso apostar na cooperação internacional, na partilha de informação, agilidade, credibilização, fiabilidade e reciprocidade, disse José Almeida Rodrigues, perito português que participou no seminário. O inspector chefe Reis dos Santos, formador da Polícia Judiciaria de Portugal, disse, ao falar sobre “Terrorismo – sequestro de Aeronaves” que o fenómeno da globalização tem facilitado s o recrutamento de possíveis autores, usando-se, geralmente, as tecnologias de informação, como a Internet: “todos devem trabalhar, para prevenir
incidentes dessa natureza”.

1 comentário:

lofoscopico disse...

Finalmente percebemos porque razão o homem andava com a cabeça nas nuvens...

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal