Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

domingo, 11 de março de 2012

Ratos, ratoeiras e o queijo Maccann

Inspector de Maddie cai em ratoeira
Perfil falso na internet seduz investigador do caso Maddie a inconfidências. Toda a história no CM.
10 Março 2012Nº de votos (30) Comentários (8)
Por:Eduardo Dâmaso/Tânia Laranjo


Um dos inspectores da PJ que investigaram o caso Maddie foi vítima de uma armadilha na internet. O investigador Ricardo Paiva falou no Facebook com uma mulher, que se apresentou como modelo norte-americana, mas as conversas acabaram por cair na posse da imprensa inglesa. O inspector terá sido depois vítima de chantagem, para que essas conversas não fossem tornadas públicas, e agora responde num processo disciplinar por estar em causa a violação dos deveres de funcionário. O perfil falso no Facebook poderá ter sido criado por alguém ligado à causa dos McCann.
A direcção da PJ já abriu um inquérito ao inspector. "Um jornal inglês está na posse de fotos e mensagens de telemóvel de um inspector da PJ e de uma mulher norte--americana. Nesse material, o inspector em causa identifica-se nessa qualidade [elemento da PJ de Portimão] e diz que trabalhou no caso Madeleine McCann. Esses dois factos motivaram a instauração de um processo disciplinar logo que foram comunicados à PJ", confirmou fonte da direcção nacional da PJ. Segundo o CM apurou, as conversas terão decorrido depois de o inspector ter feito um comentário num grupo de apoio aos McCann na internet. Depois disso, o investigador acredita que o seu computador foi alvo de um ataque informático e admite mesmo que algum pirata tenha acedido de forma ilegítima aos seus dados pessoais.
Outra hipótese é o perfil ser falso e nem sequer se tratar de uma mulher. As fotos que foram enviadas poderão ter sido retiradas da internet. Nas referidas conversas, o inspector terá mandado também fotografias suas - uma delas no interior das instalações policiais de Portimão.
APRESENTA QUEIXA NA PJ
O inspector falou durante algumas semanas com uma jovem americana (ver foto). Não sabe agora se se tratava efectivamente da mulher que se vê na foto lhe foi disponibilizada na internet e vai apresentar queixa na Judiciária por fraude. Admite que a sua caixa de mensagens foi violada.
PJ NÃO VAI REABRIR INVESTIGAÇÃO DO CASO
A Polícia Judiciária do Porto não vai reabrir a investigação do caso Maddie, por não haver qualquer dado novo que aponte para o esclarecimento do seu paradeiro. Fonte da direcção nacional da PJ confirmou ao Correio da Manhã que há cerca de um ano uma equipa se encontra a verificar todos os elementos do processo, com o objectivo de fazer uma reanálise para tentar encontrar outros ângulos de investigação, mas para já nada de novo foi detectado.
O grupo da PJ, que trabalha em conjunto com as autoridades inglesas, é dirigido por Helena Monteiro, que coordenou o esclarecimento do caso Carina - a estudante universitária de Lamego cujo corpo foi encontrado depois de vários dias de desaparecimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal