Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estranhos amigos....

Polícias no papel

Vinte e cinco sábios nomeados pelo Governo – Comissão para a Revisão do Conceito Estratégico de Defesa – identificaram as ameaças contra Portugal, os riscos e as vulnerabilidades.
Por:Manuel Catarino, Subdirector

Gostou desta notícia?




O trabalho deu origem a um documento chamado Conceito Estratégico de Segurança e Defesa Nacional. Nasceu do elevado contributo de generais, almirantes, historiadores, cientistas políticos, juristas, empresários – irrepreensível naipe de especialistas onde escasseiam polícias, e outros práticos destas coisas da segurança interna. Talvez essa ausência explique, por exemplo, a ideia absurda de combater o terrorismo e a criminalidade violenta e transfronteiriça sem a participação da Polícia Judiciária, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da articulação dos diversos serviços de informações. Mas nem tudo é mau.
É proposto ao Governo uma nova organização policial: concentrar na GNR o combate à criminalidade grave e reduzir a PSP a meras funções municipais – na prática, uma única força de segurança. É um caminho avisado. Desde que a PJ fique de fora da fusão e da mesma tutela.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Catarino passou-se...

Anónimo disse...

Em primeiro lugar deveriam ter informado estes senhores que o país não tem dinheiro. E depois, apesar de não parecer, é suposto Portugal ser uma democracia, logo os portugueses deveriam ser consultados sobre que tipo de policia querem! O actual modelo tem os dias contados, mas não por vontade politica e sim por falta de dinheiro.

Anónimo disse...

... aqueles que servimos, querem uma Policia eficaz no combate ao crime, e não uma "meia-duzia" de clubes de futebol, onde cada um joga por si e para si.
... O que hoje se passa em matéria de segurança e muito concretamente em matéria de Investigação Criminal, é grave, muito grave!
... Crie-se uma comissão de verdadeiros académicos, com representantes de todas as forças Policiais, com o objectivo unico de olhar para o exemplo já implementado nos outros paises na UE e daí retirem-se as devidas conclusões.
... Não conheço nenhum pais da UE que tenha este mesmo sistema de segurança implementada, ou seja 6 forças policiais, distribuídas por 3 ministérios.
Boas festas

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal