Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

domingo, 14 de abril de 2013

Um Bom Artigo

Correio da Justiça

Blindar a PJ

A ASFIC/PJ realiza nos próximos dias 18/19 o VII Congresso Nacional. Vamos decidir o rumo programático/estratégico do nosso sindicato no próximo triénio.
Por:Carlos Garcia, Pres. Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal

Gostou desta notícia?




Enfrentamos um poderosíssimo lóbi político-militar-empresarial que desvaloriza (teme) a autonomia da PJ e que tem como principal escopo a sua inserção/dissolução numa estrutura de comando rígida de cariz/cultura indisfarçavelmente militar, a eliminação da sua especificidade e mais-valia (recrutamento nas universidades /formação exclusivamente orientada para a investigação criminal), a sua submissão completa ao poder executivo (segurança interna).
Queremos repensar a PJ, para melhor a blindar contra esses vorazes apetites securitários, perigosos até para a própria autonomia do MP e, no limite, para a democracia. Para isso é fundamental conseguir negociar/aprovar rapidamente o estatuto profissional (promessa da Senhora Ministra constante das grandes opções do plano para 2013/2016) e operacionalizar um novo paradigma para a PJ, que pode passar pela unificação de toda a investigação criminal policial na PJ e pela inserção orgânica da PJ no MP ( hipótese a fazer caminho em Espanha).

3 comentários:

Anónimo disse...

Hoje quem combate a grande criminalidade é a GNR, quer a PJ queira ou não admitir!! São os novos recrutamentos nas universidades!!!! Blindar??!! Mas blindar o quê?!! Actualmente só investigam aquilo que os deixam investigar!!!! Longe vão os tempos da década de 80/90 com pessoal altamente profissional!!!!

Anónimo disse...

A GNR a combater a criminalidade???? Caro militar não leve a mal, mas a criminalidade que a GNR NÂO combate - certamente não devido ao empenho e profissionalismo dos seus elementos - está no interior do país, onde a GNR abandonou os postos deixando ali apenas 1 ou 2 elementos por posto. A GNR devia ser acusada de deserção do país....
Aos invés a GNR apostou em ser uma guarda pretoriana do regime, com Unidades de elite, milhares de militares em Lisboa (mais do que a PSP)quiça agurdando um novo 25 de abril para o Cavaco e o Passos aí se resguardarem.....como aconteceu outrora.
Caro Militar lá por pertencer a um Corpo Operacional de Investigações (embora seja denominado COE e esteja em Santa Bárbara)olhe que há mais mundo para além desses muros e da insígnias dos seu superior.
saudações policiais (sem continência)

Anónimo disse...

Hoje ninguém teme a PJ pois está politizada e controlada em que as investigações estão previamente escolhidas...aliás os DN`s são escolhidos pela classe política!!! A única criminalidade transnacional combatida pela PJ são as bolotas encontradas no corpo dos correios de droga!! A PJ está com um grave problema em mãos que são os recrutamentos de meninos e de meninas impreparados para a realidade policial, para o terreno!! Cometeram outro grande ERRO que foi perder a rua!!!!

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal