Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

terça-feira, 22 de março de 2011

A Encruzilhada

A Policia Judiciária encontra-se neste momento numa encruzilhada, devido a diversos factores:
- falta de liderança, de alguém que aponte a direcção e marque o caminho, quer da Direcção Nacional quer das chefias intermédias.
- uma luta sindical –justa diga-se de passagem – fora de tempo, cujos resultados tardam e que mina as relações internas .
- o facto de o governo do Partido Socialista ver na Policia o “inimigo público nº 1” com claro prejuízo da PJ em relação a outros OPCs, e este governo se pautar mais por uma cultura securitária do que judiciária
- o cerco movido por diversos OPCs, que não fazendo jus ao seu padrão genético securitário, pretendem “crescer” nas competências de investigação criminal.

Ou seja, está criado o “caldo” da extinção da PJ como a conhecemos: anarquia nas relações laborais, competência feroz por parte de outros OPCs (que movidos por uma cultura de CSI chegaram à conclusão que a investigação criminal é “ sexy”, leia-se dá prestigio) e uma tutela politica que anseia ser o coveiro de quem – julgam eles – lhes fez tanto mal.

E o que fazem os interlocutores no meio desta tormenta?
- O Governo , qual Nero ,com a desculpa da “ crise” vai vendo a PJ, das poucas instituições do Estado com crédito junto da opinião pública, a arder, com a pena de quem vê o seu maior inimigo esvair-se em sangue.
- A Direcção da Policia, encabeçada por um Policia, parece apostada numa navegação “ à vista”, sem contrariar a tutela , sem esquecer que as comissões cessam em Maio
-A Associação Sindical – finalmente! – percebeu que o seu papel não é defender a PJ ( encargo da Direcção) mas os interesses dos funcionários da investigação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal