Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os popós dos chefes...será que ainda surge uma noticia sobre a "fábrica"?

Há 150 chefes da PSP com direito a carro e motorista

por DN.ptHoje

Sindicatos criticam director nacional, Guedes da Silva, por permitir o uso exclusivo de viaturas pelas chefias.

Os sindicatos defendem uma limitação na atribuição das viaturas e mais controlo na sua utilização. Direcção nacional refuta críticas e diz que carros só são usados em serviço.

Entre 150 e 160 viaturas ligeiras da PSP são utilizadas exclusivamente pelos dirigentes desta força de segurança, muitos com direito a motorista. Os sindicatos entendem que este número é excessivo e querem controlo apertado na sua utilização fora do horário de serviço. A Direcção da PSP acha que está tudo bem.

Trata-se de automóveis ligeiros, descaracterizados - alguns foram 'desviados' das equipas de investigação criminal - maioritariamente das marcas Audi, Skoda, Nissan, Mitsubishi e Ford Mondeo. Não têm controlo de quilometragem, de gastos com portagens ou de consumo de combustível.


Comentário na página do DN:

Falta somar os da GNR, financas e outros boys dos outros ministérios. Há milhares de veiculos e milhoes de combustivel gasto em uso pessoal, isso tem de acabar, os meninos terao que usar transporte proprio quando se deslocam para o emprego, como toda a gente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quero começar por dizer que sou funcionário de investigação criminal da PJ.
Como a notícia do DN relata, existe cerca de 150 viaturas que são usadas na PSP por Oficiais, alguns com direito a motorista.

Provavelmente na GNR,, teremos um número idêntico, talves até um pouco maior, devido ao maior efectivo daquela.

Tal só pode chocar alguém que não conheça as realidades das Polícias.
Numa organização como a PJ, não são 150 os veículos utilizados por Oficiais, mas serão talves o dobro.
Quase todos os funcionários de investigação criminal de Inspector Chefe para cima utilizam uma viatura nas suas deslocações de casa para o trabalho, não obstante não estarem escalados de Prevenção nem terem operações no dia seguinte.

É uma prática comum, por isso é que todos já ouvimos os I.C., CIC CSIC e por ai, dizerem sic. "O MEU CARRO".
Mas na realidade não é o carro deles, mas uma viatura da PJ, que ao ser utilizada de forma abusiva causa graves prejuízos ao funcionamento da instituição.

Por isso, 150 veículos utilizados por Oficiais da PSP é pouco num Universo de 22.000 homens.
Na PJ, cerca de um quarto dos funcionários de investigação criminal utilizam o carro de serviço, isto num Universo de cerca de 1.200 pessoas.

Não tenho ilusões ao esperar que com este comentário a realidade da PJ vá mudar, mas seria bom que tal começasse a acontecer, porque, até no Governo da República já existem indicações para os Ministros e secretários de Estado apenas utilizarem as viaturas oficias em serviço.

Mas uma vez realço, quase todos os veículos da PJ que saiem ao final do dia, estão em serviço "particular" e não oficial.

Anónimo disse...

Só 150!? amadores...

Investigador criminal disse...

Obrigado pelos comentários.

Ao 1ºanónimo dizer-lhe que concordo genericamente com o que disse - e reforçava dizendo que para além de uma pouca vergonha é peculato de uso - mas que o que relatou apenas se passa em Lisboa, por isso os seus cálculos estão errados.
Um Abraço

Anónimo disse...

Não se passa só em Lisboa!!!
Garanto.
Abraço.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal