Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

sábado, 17 de março de 2012

ATÉ QUANDO SRA MINISTRA?

Mensagem recebida via mail:

ATÉ QUANDO SENHORA MINISTRA?

Agora que todos já percebemos que a "gordura somos nós" (funcionários públicos), que um contrato de compra e venda de um veículo ( de marca "MERCEDES") está mais "blindado" que os contratos de trabalhos dos funcionários públicos e que este governo é forte com os fracos, mas fraco com os fortes (veja-se o Ministro Chinês da electricidade António Mexia e as PPP que ainda não foram renegociadas malgré as taxas de rentabilidade leoninas) ficamos com a impressão que a senhora Ministra da Justiça começa a fazer parte desse balão cheio de nada que é governo.
Senão, com explicar que o actual DN da PJ - que é tratado no "iner circle" da Ministra pelo epíteto ****** que em tempos deu origem a um processo por difamação contra o bloger ( sim a famosa queixa apresentada por desconhecidos contras desconhecidos.....) - continue DN apesar de em MAIO de 2011 ter cessado a comissão de serviço.......
Que projecto tem a Ministra para a PJ? É que se tem um projecto, tem de nomear uma Direcção que o execute, porque já se percebeu que esta Direcção (toda ela) não tem qualquer projecto para a instituição ou qualquer objectivo para além da sua manutenção enquanto direcção.......
Urge também resolver o sempre adiado problema do trabalho suplementar, decidir o que fazer com o SIIC, reorganizar a PJ adaptando-se a realidade criminal, e muitas outras coisa.
È que já passaram 8 (OITO) meses desde que o governo foi nomeado, o período de graça acabou, é altura de TOMAR DECISÔES SRA MINISTRA, senão corre o risco de ser confundida com outros ministros da Justiça do anterior governo........

13 comentários:

Anónimo disse...

Mas o que me espanta ainda é que não se tenha percebido que a PJ acabou.
Apenas existem as pessoas e as instalações... ah, e alguns carros.
O resto acabou por falta de direcção, por falta de plano, por falta ideias, por falta de coordenação, de chefia, de gestão ou, se quiserem, liderança.

Somos uma espécie de zombies que deslizam nos corredores vazios; que se debruçam inertes escondidos atrás dos monitores a ver "sabe-se lá o quê"; que regressam a casa, da mesma forma como saíram, sem orgulho na instituição e vergados pelo imobilismo e tédio.

Nem do congresso parece que possa vir a sair algo que reanime esta casa, tal a passerelle de vaidade em que se deixou cair, eliminadas que foram as "chatas" das listas e as "fora de moda" eleições.

Agora é tudo "chique",
Agora é tudo "fado", há muito já traçado.

Um Domingo descansado para todos.

Anónimo disse...

“Temos esquadras de atendimento com uma produtividade muito baixa. Algumas delas recebem 0,8 queixas por dia e o facto de estarem abertas significa que há elementos policiais que estão lá dentro à espera que alguém vá apresentar uma queixa”, afirmou à Agência Lusa o secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna.

Segundo Juvenal Peneda, o “fecho efectivo” de algumas dessas esquadras, que está a ser “negociado” com as câmaras municipais das duas maiores cidades do país, acontecerá através de uma reorganização “muito ligeira”, para não afectar o “sentimento de segurança das populações”.

“É irracional estar a condenar polícias a estarem lá, à espera de gente para apresentar queixa, em vez de estarem na função mais nobre que é no policiamento de proximidade”, afirmou o secretário de Estado à margem de um encontro sobre segurança, realizado hoje em Ponte de Lima e organizado pelo PSD do alto Minho.

O secretário de Estado acrescentou que estas esquadras funcionam num regime de dois agentes em permanência, que não podem abandonar o local, o que por si só, tendo em conta os vários turnos necessários, obriga à mobilização de 12 a 13 elementos por cada uma destas estruturas.

Por que é que ao ler esta notícia me lembro logo da PJ e do seu execrável serviço de piquete?
Será que o Juvenal não quer ir tomar conta da PJ para acabar com esta pouca vergonha:
Uns enfiados lá dentro sem nada poderem fazer que não seja atender telefones de malucos e outros a passear a ganhar o "guito" por nada.

Anónimo disse...

Ainda bem que existe este Blog senão estávamos resignados ao comentários do Presidente da ASFIC que deverá estar para se candidatar a Presidente do CESP, só fala disso..........
E dos problemas da PJ?

Anónimo disse...

Caros colegas, acho que não é atacar a Sra. Minsitra da Justiça que se consegue convencê-la a substituir o AR. Acho que a estratégia da ASFIC de dizer bem da Sra. Minsitra é melhor porque como diz o povo "não é com vinagre que se apanham moscas".

Quero também discordar do colega das 12,23. Nem toda a PJ acabou. A DLVT é a única excepção graças à liderança do Dr. Vitor Alexandre, que com a ajuda do Dr. Carlos Alexandre (o Baltazar Garzon português) são o terror dos criminosos de Lisboa. Tivessem um deles a possibilidade de liderar toda a PJ e não haveria bandido ou politico que pudesse dormir descansado. Mas se calhar estou a sonhar alto.

Saudações a todos e em especial ao colega que faz este blog pelo muito bem que tem feito á nossa Judite.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 19 de Março de 2012 às 11:55, mas que espécie de liderança reconhece você no Sr. Subdiretor da DLVT?
Só pode estar a brincar...

Anónimo disse...

Realmente, ver uma espécie de liderança na DLVT só de alguém que é SubDirector ou de algum mainato que pretende "tacho". Onde estava a liderança quando a PSP prendeu (e bem!) os 2 indivíduos que andavam a sequestrar e roubar?

Anónimo disse...

Vê-se logo que os anónimos das 07:10 e 17:27 não são da DLVT, pois caso contrário teriam de concordar com o anónimo sonhador das 11:55 de 19 de Março.
Deveriam saber, aliás como já foi afirmado antes neste blogue, que o subdiretor da DLVT é que, no fundo, com o seu trabalho de formiguinha, mas com a discrição que o caracteriza, levou ao desenlace de várias investigações dificeis que estavam em curso na DLVT. Porém, injustamente, foi o ex-Diretor da DLVT, recentemente aposentado, quem beneficiou, em exclusivo, desse trabalho de formiguinha dele.
Só alguém que não é da DLVT, ou um bocadito mais atento, é que pode duvidar e discordar do anónimo sonhador da 11:55 de 19 de Março.
Porém, apesar de não me rever nos comentários dos anónimos das 07:10 e 17:27, por razões de segurança do emprego, sou forçado a concordar com eles no fim, ou seja, eu também não quero que o subdiretor da DLVT seja o novo Diretor Nacional.
Passo a explicar:
Eu trabalho na DLVT, numa área dita de muito operacional. Efectivamente, de há bastante tempo para cá, não temos quase processos. Os meliantes têm medo de assaltar seja o que for em áreas geográficas da competência da DLVT. Alguns já foram residir e se deslocalizaram para outras áreas do País. A situação é tão grave que quando vou, com colegas, abordar suspeitos em Bairros problemáticos, para tentar resolver os poucos processos que nos restam, temos de dizer que somos da UNCC, UNCT ou UNCTE e, por vezes, até inspetores tributários. Acreditem, é a única forma de evitar que eles se autopenetenciem sem culpa formada e tentem logo pôr cobro à vida. É um problema quando se apercebem que somos da DLVT. A situação é tão grave que nos Kits que temos nos carros já levamos camisas de forças para os dominar e evitar que se suicidem. Insistem que têm medo da forma excecional como a DLVT trabalha e é superiormente orientada. Não dormem uma noite sequer. Se isto continua assim, nós ali na DLVT, por falta de trabalho, vamos ter de ser mobilizados e auxiliar os colegas das outras Unidades ou Departamentos.
Agora vejam lá se o modelo da DLVT for aplicado a nivel nacional? Era definitivamente o fim da PJ. Não..., não pensem que é por más razões, não estou a dizer isso. Muito pelo contrário, é que com esse modelo de sucesso, estou plenamente convicto de que em muito pouco tempo não haveriam mais noticias de crimes da competência da PJ praticados em Portugal.
E, chegados aí, com a crise económica a agravar-se de dia para dia e a consequente necessidade permanente que o Governo tem de suprir despesas públicas, o mais certo seria irmos todos para o desemprego.
Por favor, contenham-se, não cometam esse erro e, em prol das nossas familias, finjam que não repararam no comentário do anónimo sonhador das 11:55 de 19 de Março.
Recomendo até ao Administrador do Blogue que retire esse comentário o quanto antes. É que se a Ministra o vê, já não há remédio.
Não se riam. Trata-se de um assunto muito sério....
Olhem que se continuam a rir ainda surge ai a versão portuguesa de Baltazar Garzon, e, então ai, perde-se definitivamente a esperança de que a PJ, depois de desactivada por falta de trabalho, volte alguma vez a ser reactivada...........
Já vos pedi para não se rirem.
O Defensor do Emprego Público

Anónimo disse...

Excelente comentário à Monty Python.
De facto há pessoas que nem conseguem olhar para si próprias e ver o ridículo de que estão cobertas.
Continuo, sou o anónimo de 18 de Março, a achar que este modelo acabou. A não ser que haja por aí um milagre, coisa que deixei de acreditar quando fiz a primeira comunhão.
Um bom dia a todos

Anónimo disse...

PARABENS AO AUTOR DO COMENTARIO DAS 23H28. HA MUITO TEMPO QUE NAO ME RIA TANTO. E POR HAVER PESSOAS QUE FALAM E ESCREVEM ASSIM QUE CONTINUO A FREQUENTAR ESTE BLOG. AO ANONIMO DE 19 DE MARÇO DAS 11H55 SO TENHO A DIZER ISTO - SE GOSTA MESMO DESTE BLOG, A PONTOS DE ELOGIAR O SEU CRIADOR, ENTAO NAO O RIDICULARIZE COM COMENTARIOS ABSOLUTAMENTE INQUALIFICAVEIS. UM BOM REMEDIO E FALAR COM OS ESPELHOS DE CASA. PODEMOS DIZER-LHES QUE SOMOS OS MELHORES DO MUNDO SEM QUE ELES SE MANIFESTEM. EU TODAS AS MANHAS, QUANDO FAÇO A BARBA, TAMBEM LHES DIGO QUE SOU MELHOR DO MEU BAIRRO. E DEVE SER VERDADE PORQUE NUNCA NENHUM ME DESMENTIU.
DESCULPEM A FALTA DE ACENTOS MAS NAO ME ENTENDO COM COMPUTADORES, EU AINDA SOU DO TEMPO DAS MAQUINAS DE ESCREVER.

odin disse...

Só os cabelos brancos de um servidor do Estado podem sustentar a lufada de ar fresco que nos trás o comentário das 23.28 do dia 21 de Março de 2012. Dito de tal forma e com uma gargalhada de raiva se vence a hipocrisia e o oportunismo de alguns.

Anónimo disse...

Será que o anónimo de 19 de Março que enaltece a DLVT não quis escrever "delirança" em vez de "liderança"? Eu também ainda não me adaptei ao novo acordo ortográfico e, como tal, muitas vezes ainda não sei se é a dislexia da minha leitura ou a dislexia do esritor. Há que entender, por isso é que há um período de transição até 2015.

Anónimo disse...

Irrelevancias de piquete?!
SÃO ALGUNS REGISTOS DE OCORRÊNCIAS CONSTANTES DE UM RELATÓRIO DE PIQUETE DE UM DEPARTAMENTO DESTE CORPO SUPERIOR DE POLÍCIA.
Sem estar para aqui com grandes análises e porque este procedimento deve ter resultado em alguma ordem superior, fica só a pergunta: Aos serviços de atendimento (segurança ou telefonista) também é exigido que se façam Informações de Serviço quando se dá um esclarecimento qualquer ? Ou não estaremos aqui só a arranjar “palha” para encher mesmo correndo o risco do ridículo ?
1. Cerca das 09H55m foi este Piquete contactado telefonicamente, através do n.º 233 950 …, por um senhor que se identificou como sendo José A…, residente na Rua Man…, n.º 18, Vi…, sócio gerente da firma Ar…, o qual solicitou esclarecimento de como deveria proceder para participar uma situação de cheque sem provisão. Elaborada IS.
2. Cerca das 11H05m foi este Piquete contactado telefonicamente por uma senhora que se identificou como sendo Isabel da Mãe, Advogada com escritório em Santarém. De acordo com o solicitado foi-lhe facultado o número de telefone do LPC. Elaborada IS.
4. Pelas 13H37m, foi este Piquete contactado telefonicamente, através do n.º 968 936 …, por um senhor que se identificou como sendo Manuel dos Santos, residente na Rua da C…, n.º 1, Sil…, Pam…. Este, apesar de apresentar um discurso desconexo, tentou fornecer novos elementos relativamente a um furto de que tinha sido vitima e que já tinha participado no Posto da GNR local. Por este motivo foi aconselhado a telefonar ou a deslocar-se pessoalmente ao citado OPC. Elaborada IS.
5. Pelas 14H10m foi este Piquete contactado telefonicamente, através do n.º 933 207 …, por uma senhora que se identificou como sendo Mar…, residente em Viseu, portanto filha da detida Er…, a qual, de acordo com o solicitado, foi informada da data em que a sua mãe seria presente para 1.º interrogatório de arguido detido. Elaborada IS.
6. Cerca das 15H40m compareceu Fernando …, residente na Rua F…, n.º 29, em C… , contactável através do telemóvel n.º 911 893 … . Este, utilizando um discurso desconexo, mencionou que estaria a ser alvo de vigilâncias e registo video dos seus movimentos por parte de indivíduos que surgiam nas imediações da sua habitação. Elaborada IS.
7. Cerca das 16H23m, foi este Piquete contactado telefonicamente, através do n.º 966 709 …, por uma senhora que se identificou como sendo Maria do …, residente na Rua da As…, n.º 1, 3.º Dt., Mir… . Esta senhora, de acordo com o solicitado, foi informada sobre os procedimentos a adoptar relativamente a um crime de perturbação da vida privada, através de telemóvel, que tem sido vitima. Elaborada IS. 9. Cerca das 17H40m, foi este Piquete contactado telefonicamente, através do n.º 232 457 …, por uma senhora que se identificou como sendo a Dr.ª Andreia …, Advogada, da detida Ira …, a qual, de acordo com as informações que solicitava, foi encaminhada para a Brigada competente. Elaborada IS.
8. Pelas 17H55m, foi este Piquete contactado telefonicamente, através do n.º 914 481 …, por um senhor que se identificou como sendo Manuel dos Santos, residente na Travessa …, n.º 20, Vila …, Praia …, presidente do conselho directivo dos baldios … . Este, tentou fornecer novos elementos relativamente a um furto de madeira de que tinha sido vitima e que já tinha participado no Posto da GNR local. Por este motivo foi aconselhado a telefonar ou a deslocar-se pessoalmente ao citado OPC. Elaborada IS.
9. Cerca das 18H30m, foi este Piquete contactado telefonicamente, através do n.º 233 422 …, por uma senhora que se identificou como sendo Anabela …, residente na Praceta António …, n.º 3, r/c, Quinta do …, Figue…, a qual, de acordo com o que solicitou, foi informada do número de telefone da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo. Elaborada IS.

Anónimo disse...

Caros companheiros e amigos.

Em vez de criticarem trabalhem...


E coloquem os olhos na UNCC e em todos os outros Departamentos que trabalham em prol da causa pública:

- milhões de euros em dinheiro aprendido;
- viaturas de gama alta;
- embarcações;
- aviões e,
até prisões.
Nunca a PJ fez tanto como nos últimos três ou quatro anos. Mas também, tem um passado que s epode orgulhar feito por todos os presnetes e aqueles que já nos deixaram.
- O Piquete é muito importante e ajuda muitos cidadãos...
- Muitos dos criticos no Privado ninguém os contratava..
- Trabalhem, deixem-se de facebooks e jogos de computador e de caserna.
Viva a PJ. A minha PJ, avossa PJ, a nossa PJ.
Um abraço

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal