Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

terça-feira, 4 de setembro de 2012

As "dificuldades" da investigação criminal


Armas: PSP admite dificuldades com base de dados, mas garante disponibilizar informação

A Polícia de Segurança Pública (PSP) admitiu hoje dificuldades no processo de informatização da base de dados com os registos de armas, mas garante que essa informação continua a ser disponibilizada aos restantes órgãos de polícia criminal.

Em comunicado, a PSP salienta que apesar de os restantes órgãos de polícia criminal não terem neste momento acesso directo - por via informática - à base de dados, tudo está a ser feito no sentido de ultrapassar esses constrangimentos o mais “rapidamente possível” e com o “objectivo de modernizar e agilizar o processo de consulta e partilha de informação”.

A reacção da PSP surge depois de o Diário de Noticias ter noticiado, na sua edição de hoje, que órgãos de polícia criminal tais como a Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) estão já há algum tempo sem acesso à referida base de dados com os registos de armas.

De acordo com o comunicado da PSP, esta falta de acesso directo por parte das restantes forças e serviços de segurança deve-se a problemas de ordem informática, designadamente a um “processo de informatização da respectiva base de dados” que a Polícia de Segurança Pública está a levar a cabo.

Um processo que, segundo a PSP, garantirá que “todos os registos das armas legalizadas em Portugal, que ainda estão em formato papel, sejam integrados na plataforma SIGAE” - o Sistema de Informação e Gestão de Armas e Explosivos.

Este sistema faz toda a gestão documental e arquivística de armas e explosivos em Portugal e é da competência exclusiva da PSP, refere a mesma fonte.

Apesar das dificuldades existentes -- que “ainda se mantém dado o imenso volume de processos existentes” -- a Polícia de Segurança Pública garante que o acesso à informação por parte de todos os órgãos de polícia criminal “tem sido feito no mais curto período de tempo possível”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal