Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

domingo, 19 de julho de 2009

Policias esperam posição da PJ-

As várias forças policiais aguardam com expectativa o início da próxima semana, à espera da posição que o director da PJ, Almeida Rodrigues, poderá vir a tomar, face às posições públicas dos responsáveis pela PJ de Lisboa e de Aveiro, José Brás e Teófilo Santiago, respectivamente, que expressaram críticas às outras forças policiais num artigo de opinião.
Tal como o JN ontem noticiou, a posição de José Brás e Teófilo Santiago, secundados pelos outros assessores - tal como é afirmado no documento - caiu mal em particular na PSP, que, na sequência de decisões do Ministério Público, tem recebido várias investigações que antes estavam nas mãos da PJ. Mas também na GNR o ambiente não é o melhor, tanto mais que esta força militar de segurança conseguiu deter a maior parte do "Gangue do Multibanco", uma investigação que antes estava nas mãos da PJ.
É já seguro que a publicitação do documento teve por base a reunião da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, e Aguiar Branco, também deste partido político, com sindicatos de forças policiais para avaliar o modelo policial existente. Os subscritores do documento entenderam que o PSD estaria a preparar-se para unificar as polícias, no caso de ser governo, e reagiram contra essa possibilidade.

1 comentário:

Goo disse...

A culpa da intromissão nas competências alheias não será da PSP ou da GNR mas sim dos responsáveis em fiscalizar a acção policial!

A partir do momento em que a estas forças de segurança foram concedidas competências de investigação criminal é normal que as investigações de uns se imiscuam nas competências de outros!

Cabe ao MP e aos outros orgãos de fiscalização controlar isso. Caso contrário vamos recuar no tempo à altura dos cowboys em que cada Sheriff vai impõr a lei deslocando-se uns às cidades dos outros...

Qualquer dia a PJ tem uma brigada de trânsito!

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal