Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

domingo, 19 de dezembro de 2010

O que esperar desta greve?

Esta decisão da greve não foi tomada de ânimo leve. Todos os investigadores têm cabal consciência que esta decisão tem consequências graves para alguns processos, nomeadamente para a criminalidade mais grave e violenta ( i.e. tráfico de estupefacientes, crimes com armas de fogo, homicídios e outros).
Não obstante tal situação, julgo é opinião comum que chegou o momento de fazer algo, que a situação na PJ não pode continuar como está - há muitos anos- dependente de voluntarismos passageiros e do prejuízo da vida pessoal e familiar dos funcionários.
Dos poucos dias de greve já se constatou que a adesão é enorme, tendo aderido à greve sectores que tradicionalmente não o faziam, como é o caso das vigilâncias.
Assim, existindo uma grande adesão dos Investigadores, o que esperar desta greve:
Em primeiro lugar que não aconteça outra noite branca, verde ou amarela. Se existirem processo que pela sua natureza especial exijam trabalho extraordinário, que o Sr. Director Nacional o determine.
Em segundo lugar que os Associados da ASFIC não se vendam por amendoins. Isto significa que não aceitem que com uns aumentos de "trocos" (que poderão ser aumentos de 100% no valor do Piquete)decidam acabar com a greve.O objectivo desta greve deverá ser acabar com a indexação do valor/hora do trabalho suplementar dos Investigadores ao valor do Piquete (35€/12 à Semana e 45€/12 ao fim de semana ou feriado, sendo que a partir das 00H00 o valor duplica, contudo o valor dia nunca pode ser superior ao valor do Piquete).
Em terceiro lugar que o Estatuto do Corpo Especial de Policia que é a PJ seja - finalmente e após decurso de todos os prazos - negociado e decretado.

Não tenhamos ilusões, a PJ - por razões que se desconhece, mas se desconfia -é um dos alvos a abater dos Governos do Licenciado em Engenharia José Sócrates, e só o ainda não conseguiu porque os Profissionais que nela trabalham - não obstante as diversas comissões liquidatárias nomeadas para dirigir a Policia- se têm redobrado em esforços sobre-humanos para que tal não aconteça.
Como disse CHE: HASTA LA VITORIA SIEMPRE!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal