Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Areia para os olhos

Segurança
Elite para travar vaga de assaltos

Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna forma equipas mistas com elementos da PSP, GNR e Polícia Judiciária para prevenir roubos violentos.


Carros potentes, armamento topo de gama e informação partilhada entre PSP, GNR e Polícia Judiciária. Esta é a fórmula encontrada pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SG-SSI) para travar a vaga de assaltos a ourivesarias e lojas de compra e venda de ouro. A medida, ordenada pelo juiz conselheiro Mário Mendes após reunião do Gabinete Coordenador de Segurança, tem efeito imediato e repete a fórmula usada em 2008 para travar os roubos por carjacking e os assaltos a postos de combustíveis.

Segundo o CM apurou junto de fonte oficial do Gabinete do SG--SSI, "a alteração do ‘modus operandi’ referenciado nalguns destes crimes [assaltos a ourivesarias] acarreta preocupações acrescidas dado que são reveladores de mais organização e, pontualmente, maior violência". Por isso, "o estabelecimento de equipas mistas desta natureza é apontado como uma mais-valia no estudo e combate ao fenómeno criminal", garante a mesma fonte.

Na primeira linha destas equipas mistas estarão, sabe o CM, as Equipas de Intervenção Táctica e Análise da GNR e as Equipas de Reacção Encoberta da PSP, nascidas em 2006 no seio das unidades de Operações Especiais das duas forças de Segurança. Um dos objectivos é apanhar assaltantes em flagrante, de forma a contornar a dificuldade de identificação dos criminosos, que actuam encapuzados devido às câmaras de videovigilância.

MÁRIO MENDES SAI EM FEVEREIRO

O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, deixa o cargo em Fevereiro, a seu pedido. A informação foi comunicada pelo Ministério da Administração Interna. Em funções desde 2008, o mandato de Mário Mendes fica marcado pela criação de equipas conjuntas internacionais de combate ao terrorismo e pela organização da segurança na visita do Papa e na Cimeira da Nato.

TRÊS ASSALTOS A CADA DOIS DIAS

O número de assaltos em busca de ouro cresceu no final do ano passado e intensificou-se no início deste ano. Só no mês de Janeiro, contabilizam-se três assaltos a cada dois dias.

O objectivo é, primordialmente, ouro. Mas as ourivesarias não são o único alvo, também as casas de compra e venda de ouro usado e os ourives que vendem em feiras são assaltados de dia e à porta de casa.

1 comentário:

ace disse...

".....repete a fórmula usada em 2008 para travar os roubos por carjacking e os assaltos a postos de combustíveis." ?????????? essa fórmula nunca existiu e a PJ nuca foi tida enm achada nestas equipas de "elite"......só podem estar a gozar com connosco e com o contribuinte......estas situações só se resolvem com mais e melhor investigação criminal e para isso tem q haver mais investimento.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal