Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A descoberta da pólvora


Procurador admite falhas na investigação criminal

PGR quer bolsa de peritos e um sistema informático que não seja "péssimo"
Publicado à 01.05
AUGUSTO FREITAS DE SOUSA


O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, confirmou aos deputados que a criminalidade violenta aumentou e que, face aos novos fenómenos do crime, é necessária uma resposta eficaz. O que, no entender do procurador, não aconteceu até agora.

Pinto Monteiro foi ao Parlamento explicar o estado da justiça e os resultados da política criminal nos anos entre 2009 e 2011. Enumerou uma série de deficiências entre as quais o "péssimo" sistema informático, a definição alargada de prioridades na investigação, "o pesadelo" das perícias criminais, a ineficácia da cooperação internacional, a falta de sensibilidade para a implementação dos processos sumários e a falta de peritos na investigação. Outra deficiência é a apensação, ou junção dos processos, que normalmente originam "megaprocessos" de difícil resolução, como foi ou é o caso do processo "Casa Pia" ou a "Operação Furacão"

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/pj-director-do-norte-diz-que-e-positivo-manter-policias-sob-tutelas-distintas

Quer dizer que ainda não está decidido? E a Lei Orgânica nem uma luzinha??

Anónimo disse...

A malta do Norte ainda lhe vai erguer uma estátua. Vai passar de besta a bestial mais rápido que certas promoções na casa.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal