Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O SIIC

No seguimento do que foi escrito já me alguns comentários, o objectivo deste blog não é dizer mal deste ou daquele, promover fulano ou citrano, é tentar dar algumas contribuições para melhorar a nossa CASA .Sei que alguns, quando vêm certos artigos ou comentários preferiam que este espaço público de discussão acerca da PJ não existisse, mas para acalmar esses espiritos dizer-lhes que quando deixarem a PJ - que certamente deixam pior do que a encontraram - este espaço vai continuar porque ao contrário duma concepção umbiguista do Universo, que escreve este blog sabe que os homens são pequenos grão de areia das praias das instituições - alguns dos quais se entranham na engrenagem -e que não obstante digam o contrário " e per se muove".
Dito isto, pretende-se aqui lançar a discussão sobre o SIIC:
- pontos fortes e fracos
- disfuncionalidades
- o que poderia melhorar

Desde já deixar uma nota que é incrível que - numa altura em que se gastam milhões para digitalizar processos -o sistema exija uma dupla introdução: primeiro por parte do INspector que por exemplo ouve testemunhas/Arguidos e depois por parte de quem introduz os dados no sistema. Idem aspas aspas para outros documentos que já se encontrtam em suporte informático. Não será possível criar uma forma de exportar dos modelos de inquirições/interrogatórios directamente para o sistema?
Aguardam-se contribuições, quer dos colegas da investigação quer do apoio que fazem esse trabalho de " sapa" de introduzir os dados no sistema.

3 comentários:

Anónimo disse...

CARO Administrador parabéns por este espaço e por tentar lançar verdadeiras discussões sobre a CASA (mas como vê as fulanizações ou conversas de caserna têm sempre mais comentários).
Indo ao tema: de facto o SIIC necessitava de algumas actualizações, as quais foram sugeridas à hierarquia da PJ. Contudo, e por razões que a razão desconhece, tais "actualizações" não foram feitas, não obstante a empresa responsável pela concepção do programa ter apresentado um projecto a ser comparticipado pelos fundos europeus que ficou na gaveta.......
Há quem diga que o secreto objectivo é que a Acenture -responsável pelo milagroso "POlNET"- e que foi quem fez o SEI da PSP e trabalha com GNR e MP para outros sistemas de informaçãoo na justiça também faça o sistema de informação da PJ. E enquanto as guerras decorrem o SIIC definha..... e a PJ também

Adão Santos disse...

é de salientar q a ministra da justiça no Fórum da TSF da semana passada disse q até ao fim do ano os sistemas de informação das polícias e dos tribunais iam ficar interligados e acessíveis a todos. desconheço é se vão existir patamares de acesso.

Anónimo disse...

Há anos que se fala do google da IC. Mas será admissível que o OPC que investiga crimes com arma de fogo não tenha acesso à base de dados das armas de fogo?

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal