Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

Filhos e deserdados

Filhos e enteados
11-Abr-2011
O Governo autorizou a adequação das medidas de cortes salariais aos trabalhadores da CGD. Para estes trabalhadores, os cortes vão ser apenas nos subsídios (férias e Natal) e no bónus a que têm direito. A quando da discussão do OE para 2011, já sabíamos que o esforço de austeridade ia ser repartido de forma desigual por 'Filhos e enteados.'

Nas lutas laborais também existem 'Filhos e enteados': enquanto na CP é dada à administração poder para estabelecer acordos que afastam a própria lei, na PJ tudo continua na mesma. Não criticamos o acordo na CP: a própria administração considerou a proposta sindical financeiramente benéfica. Mas a PJ também sairia beneficiada com a proposta da ASFIC, face ao espectro da condenação do Estado que um dia vai surgir. O que difere entre a greve na CP e na PJ é que a primeira causa impacto no dia-a-dia dos cidadãos e a segunda não.
Esta desigualdade na resolução dos problemas laborais é demonstrativa da importância que o Governo dá à Justiça e à PJ. Este ignorar de reivindicações inatacáveis e da situação de definhamento a que a PJ chegou só pode encobrir um propósito de que há muito suspeitamos. Não será interesse público ter uma PJ forte, coesa, blindada e eficaz para combater o crime? Em especial o crime que convive com o poder político e económico?
Carlos Garcia | Correio da Manhã | 11.04.2011

4 comentários:

Anónimo disse...

A Polícia Judiciária está sem força a nível da sua Direcção, se não vejamos:

- Para promover Magistrados (juízes e procuradores) o que irá ocorrer no próximo dia 28 (mais de 150) até alteraram o Estatuto dos Magistrados, conforme publicação do DRE do dia 12-04-2011. E nós....investigadores da polícia judiciária, somos esquecidos, mal tratados. Podem fazer-nos tudo mas não nos compram a nossa dignidade e amor à causa que abraçamos, seja quem for o nosso Director, Ministro e/ou Governo, não nos vendemos.

Investigador criminal disse...

Anónimo o diploma que se refere está em http://dre.pt/pdf1sdip/2011/04/07200/0223302236.pdf e excepciona a aplicação da regra das promoções do Orçamento de estado a progressões a Tribunais Superiores.
Sabe porquê? POrque ao contrário do que acontece na PJ os Juízes e Magistrados do MP não aceitam ser Desembargadores ou Conselheiros com vencimento de Juízes da 1ª Instância..... ao contrário do que acontece na PJ.... quantos Inspectores há a chefiar? Quantos Coordenadores Inspectores Chefes? E ganham mais?

Anónimo disse...

Tem toda a razão.

Está na altura de toda a gente deixar de o fazer, mas ainda há muitos a ganhar: Suplemento; viatura; telemóvel e a fazer o que querem mesmo não aparecerem no serviço.

Ainda há muitas regalias.

Anónimo disse...

Discurso do Ministro da Justiça.

Afinal é ou não é INSPECTOR - CHEFE

Tomada de Posse da Comissão de Protecção
às Vítimas de Crimes
Intervenção de S.E. o Ministro da Justiça Lisboa, 22 de Março de 2011

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal