Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Judiciáriocidio II

Investigadores acusam PSD de querer "matar" a PJ

por LusaOntem

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária considerou hoje "aventureira" a intenção do PSD de deslocar a Investigação Criminal da Justiça para a Administração Interna e acusou os sociais-democratas de quererem "matar a PJ".

As considerações da ASFIC constam de uma carta entregue a Fernando Negrão, candidato do PSD por Braga, que, "numa ação nunca vista na PJ", realizou hoje uma iniciativa de campanha no Departamento de Investigação Criminal daquela cidade da PJ, onde foi abordado por dirigentes sindicais.

Depois de lamentar não ter sido ouvida pelo PSD, "para dar o seu contributo para as opções que, em programa de Governo", os sociais-democratas vieram a assumir para a Investigação Criminal, a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ) diz que as propostas do PSD, neste domínio, são "determinadas por critérios de oportunidade para corresponder a desejos e protagonismos escondidos".

"Consideram os investigadores da PJ que a afirmada intenção do seu partido de deslocar a Investigação Criminal da área da Justiça, que por natureza é sua, para a Administração Interna e, sobretudo, reunir na mesma entidade conceitos e competências tão distintas como Investigação Criminal e Segurança Pública, algo que nem no Estado Novo aconteceu, encerra uma inequívoca vontade de controlar a investigação criminal desenvolvida pela PJ", afirma a ASFIC na carta entregue a Fernando Negrão, antigo diretor nacional da PJ.

Segundo a ASFIC, a intenção do Partido Social Democrata (PSD) apresenta-se "escondida por argumentos de natureza economicista, actualmente branqueadores de opções de traço marcadamente ideológico e que não convém assumir".

A ASFIC avisa que os sociais-democratas podem contar "com a determinação e firme resistência dos investigadores criminais para se oporem àquilo que consideram ser um projecto do PSD para matar a Polícia Judiciária".

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal