Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Uma fusão ou joint-venture?

Do programa do PSD:

Segurança Interna

Promover uma maior articulação entre as forças de segurança, optando pela existência de um sistema dual com apenas duas vertentes , uma de natureza civil - composta por três áreas (Segurança Pública, Investigação Criminal e Estrangeiros) - e outra de natureza militar - a Guarda Nacional Republicana.

Sendo pouco diz tudo:

Se as virgulas tiverem significado, haverá fusão PJ/SEF mantendo-se PSP e (helas!) GNR - é incrível como algumas " vacas" sagradas do regime (melhor anterior regime!!!) se mantém inalterados....Nada tendo contra a GNR que tem excelentes profissionais, acho que num quadro de integração na União Europeia uma Policia Militar ou Militarizada não faz qualquer sentido e apenas significa - mais uma - duplicação e competências com a PSP. E certamente que faz todo o sentido manter 5000/6000 elementos da GNR em Lisboa onde não têm 1 cm2 de competência.....
Se as vírgulas pouco significado tiverem então vai ser um confronto Policia Civil/GNR.

A fusão PJ/SEF poderia ser benéfica: em primeiro lugar por uma questão de dimensão; em segundo de acesso/fusão de bases de dados; em terceiro porque se tratam de instituições similares com a nuance que o SEF tem um sector administrativo (vistos, autorizações, etc) mais alargado que a PJ,o que poderia permitir possibilidades de colocação mais alargadas; em quarto lugar o SEF tem receitas próprias muito elevadas ( coimas, autorizações de residência, etc..)

5 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente não estou a perceber essa das virgulas. O que vem escrito é que PSP, PJ e SEF farão a vertente civil (logo, haverá unificação) e a outra será de natureza militar.
Penso eu de que...

Anónimo disse...

Penso que não haverá qualquer fusão.

Como se lê: PSP, PJ e SEF vertente Civil, exactamente como existe hoje.

A Polícia Judiciária deveria vocacionar a investigação criminal para a Criminalidade Violenta e Organizada e Criminalidade Económica (Combate à Corrupção, Crimes de Mercado, OFFSHORES e Burlas Agravadas) aqui ninguém nos vence. Mas a nossa Direcção tem que saber fazer a gestão da nossa polícia e não preocupar-se com os outros e com os fantasmas da ASFIC.

Anónimo disse...

Não leve a mal...... Mas Deus perdoa-lhe porque você não sabe o que diz!!!

Investigador criminal disse...

Anónimo
obrigado pelo seu comentário e pelo pietismo pela minha ignóbil ignorância.
Espero que nos possa brindar com a sua sagaz inteligência e conhecimentos vastos sobre o post.

Investigador criminal disse...

Anónimo
obrigado pelo seu comentário e pelo pietismo pela minha ignóbil ignorância.
Espero que nos possa brindar com a sua sagaz inteligência e conhecimentos vastos sobre o post.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal