Debate de temas sobre a Policia Judiciária, investigação criminal, prática judiciária e temas de direito. Se quiser enviar artigos: invescriminal@gmail.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tansos ou vítimas ? Ainda bem que há uma comissão de protecção.....

Os tansos somos todos nós...

Todos os dias ouvimos "palpites" sobre as medidas que o FMI vai impor para "ajudar" Portugal.

Por:Carlos Garcia, Presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal

Outros países experimentaram os mesmos remédios e estão muito pior do que dantes. Não temos as correntes anarquistas, de extrema-esquerda ou de extrema-direita que resvalaram para a violência, mas o caldo económico e social que se avizinha é propício ao advento de fenómenos desse tipo que se alimentam de incidentes urbanos e sociais e do desespero de toda a sorte de excluídos e espoliados cada vez mais numerosos.

O poder político tem vindo a afundar PEC a PEC a operacionalidade das polícias e dos tribunais, incapacitando instituições que são o garante da Justiça, liberdade e Segurança. Na PJ, por exemplo, vive-se uma aflitiva escassez de recursos humanos. Mas estilhaça-se ainda mais a coesão interna quando se suspende um concurso para Coordenador de Investigação Criminal (CIC), apesar de haver numerosos Inspectores Chefe (IC) a desempenhar aquelas funções.

Estilhaça-se também a coesão interna quando se termina um curso de formação de IC mas não se lhes dá posse, o que significa que não vão receber o pagamento correspondente às responsabilidades que já estão a assumir, apesar das promessas em contrário, publicamente reiteradas pelo Director Nacional da PJ, pelos vistos apenas produzidas para entretenimento dos tansos que somos todos nós…

4 comentários:

Costa disse...

Os tansos..

Actualmente os Inspectores - Chefes que estão a desempenhar as funções de Coodenador e os Inspectores que estão a desempenhar as funções de Inspector-chefe, estão a levar essa prática de forma ilegal. Pois refere o DL 42/2009, que para os funcionários levarem a aefeito a prática de um escalão superior ao seu tem que existir um Despacho do DN ou do DNA (por delegação de competências). Actualmente, apenas os "tansos" dos Inspectores, que finalizaram o Curso para Inspector - Chefe estão nessa situação, isto é, devidamente nomeados para o cargo. Os restantes estão por favor, porque ter carro, telemóvel e não ter investigações distribuídas é uma maravilha. Por isso eu digo, uns são TANSOS e VÌTIMAS os outros uns lembe - botas..

Anónimo disse...

Caro Costa, esqueceu-se de dizer que os Inspectores com frequência de curso de IC também não têm palavra - com excepção de uns honrados do Porto - porque combinaram no curso que não aceitariam exercer cargos de chefia se não tomassem posse e é o que se está a ver.....
Quanto aos carros e telemóveis muitos há que se queixam de não receber o justo pagamento das horas extraordinárias, mas são pagos em portagens, gasolina, seguros de carro, arranjos de automóvel, etc, mas aqui INFELIZMENTE a austeridade não chega

Investigador criminal disse...

Obrigado pelo seu comentário, efectivamente a " moda" de desempenhar funções, estribada numa justificação de antiguidade (depois é engraçado de ver a "dança" de cadeiras antes das nomeações)é algo de extraordinário e apenas o servilismo mascarado de ambição (ou vice versa) o justificam. Depois queixam-se que não há concursos. Perante este tipo de proposta, dever-se-à fazer uma contra-proposta: aceitar desde que o proponente também aceite receber pela categoria inferior.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:47 tá mto mal informado sobre o que se "combinou" no curso de ICs que não tomaram ainda posse de IC. E não é verdade que haja "excepções"... Como deve saber, todos estão a chefiar.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Investigador Criminal